História do Bairro Lagoa Comprida(Picos-PI)
- Dados Atuais:
O Bairro lagoa comprida possui uma grande riqueza natural, o rio guaribas uma das únicas partes do rio que não é poluída nos dias atuais, Grande números de moradores utilizam água do Rio que abastecido pela barragem de Bocaina, no qual essa água é utilizada para o cultivo de legumes e hortaliças. O Bairro fica localizado na zona (Norte) de picos, o mesmo fica Situado na divisa com o município de Sussuapara. Segundo dados do posto de Saúde do Bairro Residem 1086 Pessoas no bairro ( Dados de 2010 ), a Renda mensal é de 1 Salário mínimo.O morador mais Velho do Bairro é o Senhor Joaquim Maláquias.
- Fontes sobre os primeiros moradores:
Os primeiros moradores do bairro foi o senhor Simplício Rabelo de Araujo e Felix Borges que veio da cidade atualmente conhecida com Vera Mendes em 1800, as terras eram dividida na época entre ao senhor Simplício Rabelo de Araujo e Felix Borges, não existia estradas de Terras, apenas Becos, o Bairro Lagoa comprida no seu inicio fazia parte da Fazenda Curralinho. Os primeiros contribuintes para o crescimento do Bairro, a onde com seus esforços construíam suas casas.
( Informações do Senhor Ângelo Antônio de Araujo que é tataraneto de Simplício 1º morador do Bairro)
- Origem do Nome do Bairro:
O nome do Bairro é derivado a partir de uma grande Lagoa muito comprida e extensa que tem inicio no Bairro e vai até a divisa com o município de Sussuapara medindo mais de 3 km de extensão. A mesma é localizada as margens de um morro, com escoamento das águas se formam essa lagoa no qual o ser Firmino Eugênio deu o nome de “Lagoa comprida” e hoje ela é base para a Divisa entre o Bairro Ùmari e Lagoa comprida.
A Religião Católica no Bairro teve inicio com a senhora Maria Carmina dos anjos que fundou uma pequena capela em homenagem ao seu esposo falecido João Rabelo de Araujo no ano de 1929, que deu o nome de São João Batista ao padroeiro, no ano de 1958 ela veio a falecer e não deixando herdeiros a capela ficou para seus irmãos e sobrinhos que continuaram o seu projeto rezando novenas e celebrações, fazendo dela então um templo de oração, no ano de 1989 os sobrinhos resolveram doar o terreno, passando então o terreno para a paróquia de São José Operário e o Bairro lagoa comprida . Onde acontece varias atividades como: celebrações, catequese, grupo de jovens, terço dos homens, grupo de oração, estudo Bíblico, ofícios entre outras atividades, hoje a igreja do nosso Bairro é bem participativa.
( Informações da senhora Luzia Sousa Araujo)
- Na época as pessoas do bairro sobreviviam com pecuária e agricultura.
A Pecuária era baseada na criação Bovina e suína. Uma pequena parte dos moradores cultivava plantações de milho, feijão, Arroz em suas propriedades, Já a grande maioria dos moradores usava as águas do rio Guaribas para cultivar Alho, Abobora batata em suas Margens, os mantimentos que aqui, não eram cultivados eram trazidos do Maranhão, quando se Construiu a Barragem de Bocaina houve uma grande incerteza para aos agricultores do Bairro sobre o cultivo dessas plantas nas margens do rio , pois havia tempo onde água era insuficiente para pode aguar as plantas, já em outra época vinham às cheias com isso leva todo o plantio, com esses fatos fez com que os agricultores que cultivavam nas margens do rio se direcionassem para o cultivo de milho, feijão, Arroz, Banana e Hortaliças em suas propriedades com a ajuda de Bombas para poder puxar a água para a irrigação das plantas.
A partir daí começou o crescimento do Bairro hoje ele é bastante habitado com 1086 pessoas Dados de (2010), que com muito esforço o bairro se encontra desenvolvido com asfalto, Energia elétrica desde 02/02/1982, água encanada, telefone, internet, caixa postal do correios, uma igreja católica cujo padroeiro é São João Batista, uma igreja Assembléia de Deus, três mercadinhos, Cemitérios ,chácaras ,Clubes de festa, Bares, Colégio ( unidade escolar José Alves de oliveira ) e uma associação de moradores , através dela conseguimos muitos recursos para o Bairro como: uma ponte molhada que dá acesso á Várias Comunidades como ( Cipaúba, Lagoa grande, pantanal , pedrinhas)
( Edição de Texto : Fábio Borges )